segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O que nos reserva a televisão

Certamente já ouviram falar da TDT(televisão digital terrestre). À parte de todas as possíveis implicações tecnológicas e polémicas associadas, descobri que afinal é provavelmente dos piores acontecimentos dos próximos anos.
Se só apanham canais televisivos em sinal aberto, provavelmente já repararam que, para além de telenovelas brasileiras, são bombardeados com telenovelas portuguesas. Exacto, estou a dizer que a programação é uma porcaria! (Bem, neste ponto estou a ser injusto, porque a RTP1 e a RTP2 estão a prestar um bom serviço público ao fim de todos estes anos. Chegam a exibir alguns debates políticos interessantes.)
Mas o que é facto é que regra geral, é difícil ter documentários/séries/filmes, etc em horário nobre. Somos obrigados a digerir lixo pela caixinha mágica...

O que é facto é que com a TDT, isto vai piorar. Com a entrada da TDT, também irá entrar um novo canal em sinal aberto. Segundo os donos das principais televisões privadas, o mercado publicitário irá ficar saturado. E quais as implicações? Pois é, os grandes produtores de conteúdos dos canais generalistas serão obrigados a baixar a qualidade dos mesmos.
A pergunta que se coloca é a seguinte: Pior?!?!?!
Bolas! Parece que vamos voltar às telenovelas mexicanas, com dobragem em brasileiro. :/
Sim, não se iludam! As novelas infelizmente não vão acabar!

2 comentários:

Luís Correia disse...

Agora sim, vou ser uma verdadeira sopeira nas tardes de terça-feira e fazer um correcto visionamento de mais um programa da Júlia! Mais um canal mais uma Júlia. Viva a Tv tuga! A propósito, o tema de hoje era: "Sou um homem vaidoso".

Daniel disse...

Segundo o secretário-geral da Associação Portuguesa dos Anunciantes (APAN) é mesmo pouco provável haver um aumento da publicidade. Mas daí a baixar os rendimentos dos canais actuais vai outro passo, não nos esqueçamos dos serviços interactivos que a TDT irá permitir, o que é uma mais valia em termos de serviços para um cliente, mas no fundo o que queremos é boa programação. Quanto a isso, pode-se argumentar que uma possível diminuição da publicidade poderá levar os canais a baixarem a qualidade, se houver má gestão. No entanto, a qualidade já é baixa, filmes e séries só no sábado e domingo à tarde, e na RTP2 à noite, SIC e TVI depois das novelas da meia-noite, de resto são repetições e uns programas tipo Júlia! Sinceramente acho que não vai mudar grande coisa com a TDT, apenas vamos comprar set top box's novas ou televisores, no fundo quem ganha são os manufacturers, digo eu. Quanto à saturação do mercado publicitário, penso que haverá é maior concorrência. Quanto às novelas... ao menos vai começar a dar Dexter na RTP2 :D