domingo, 20 de janeiro de 2008

Tabaco: Lei?

Pois é, meus amigos. É desta forma que me apresento. Sou um fumador convicto. E um apaixonado pelo tabaco. Questões de saúde à parte: fumo porque simplesmente me sabe bem. E sim, tenho consciência de todos os malefícios!

Agora, vejamos uma coisa. Não sou um daqueles fundamentalistas que se assume frontalmente contra a lei do tabaco. Aliás, sou completamente a favor! Já agora, deixo aqui a pergunta: que raio de lei é esta?
A primeira vez que ouvi falar disto pensei: "fixe, finalmente vamos ter um ambiente porreiro em bares, cafés e afins...". Mas depois de entrar em vigor, parece que ainda há muitos locais onde se fuma sem restrições. Pior, uma vez que estes sítios parecem oásis para os fumadores, toda a malta se concentra e fuma desalmadamente. Epá... e não me venham falar de extração de fumo. Não me parece solução. Ainda ontem à noite estive no meio de nevoeiro cerrado!

O pior de tudo isto é que ninguém parece saber bem o que se quer com esta lei. Cada dia que passa, aparece no jornal uma nova excepção. Mais uns meses e volta tudo ao início!

Mas o caso é grave. Parece que até jornais internacionais gozaram com o nosso querido Portugal. Notícias do género "Entrada de lei anti-tabaco à portuguesa" fizeram furor em muitos jornais (veio no seguimento de no dia 1 de Janeiro de madrugada ainda ser "permitido" fumar(?)).
Chega disto... Será que não é possível mudarmos esta nossa postura de excepção à regra?

8 comentários:

Luís Correia disse...

1º Lei do tabaco à portuguesa...Entendi, mas podes desenvolver melhor o assunto?

2º Não conheces os malefícios do tabaco porque nunca os viveste na pele. Ou sabes como é ter enfizema, bronquite crónica, carcinoma pulmão, bexiga, estômago, etc... O que tu sabes é que eventualmente isso te pode acontecer. Não é?

Just_did_it disse...

A mim incomoda-me mais pessoas a gritar nos cafés, que eu quero falar com as pessoas na minha mesa e não dá porque a do lado tá aos berros!! No entanto não há leis contra os gritadores. E olhem que já ouvi historias de pessoas que morreram por se enervarem com estas situações, não é um enfizema mas... lol
Acho que deviamos ser realistas, há sitios e sitios para fumar... Um restaurante claro que não agora um cafe... Bolas... Os seus malificios tá bem, que é um grande ponto a ter em conta, mas morar na avenida da liberdade é tão mau quanto fumar!! Sinceramente a minha opinião é que isto é uma parvoice...
Uma pessoa vai ao cafe e tem que deixar os fumadores e os cães á porta como diz a sinalização! (by Migue Sousa Tavares)

Luís Correia disse...

O miguel sousa tavares é um fdp por isso não admira esse género de comentários pouco inteligentes. Como qualquer fumador, só defende o tabaco porque é um agarrado à nicotina. Além disso é das figuras que a nível nacional mais me irrita, a par com paulas bobones e coisas que tais. Como tal podem ver em que nível de consideração coloco esse senhor... Quanto à avenida da liberdade, 2 pontos: 1º só lá mora quem quer. 2º não se pode desculpar um mal com outro pior.

Just_did_it disse...

Concordo contigo quanto ao MIguel Sousa Tavares lol mas acho que foi um comentário engraçado... Peço desculpa se for caso disso lol
Quanto a viver na avenida da liberdade, eu tambem só estou num café ou discoteca cheio de fumo se quiser não é? Não sei se felizmente, mas o que não falta é cafés...
Quanto ao teu segundo ponto de acordo a 100%..
Já agora deixo aqui outro comentário que ouvi "fumar é pior que ser drogado, porque um gajo que se droga tem uma casa de chuto, o que fuma tem que ser na rua!"

Maquiavel disse...

Em primeiro lugar, quando me referia à entrada à Portuguesa, queria dizer que os Portugueses estão actualmente rotulados como "relaxados". "É tudo tranquilo, tá sempre tudo bem. Não tem problema..."
Relativamente aos malefícios do tabaco, creio que a informação que por aí existe é suficiente para elucidar qualquer distraído. Mas realmente, não, nunca tive nenhum desses problemas a que te referes.

Maquiavel disse...

No que diz respeito a essa última afirmação: "fumar é pior que ser drogado...", permite-me discordar.
Quer dizer... Tamos a falar de uma actividade que claramente segrega os indivíduos que a ela estão associados. Esse tipo de comentários podem ser engraçados mas não deixam de ser completamente despropositados de sentido.

Just_did_it disse...

Sim, não me interpretem mal, claro que são comentários muito parvos, só os coloquei aqui por não deixarem de ter piada! Nem são de minha autoria ;) Fiz questão de deixar claro que são piadas e não algo que eu pense!

Summer disse...

Gajos:tenham calma! Eu percebo que é preciso que haja raparigas no blog para reporem a ordem neste debate! A ver se nos entendemos:

1. O tabaco MATA!Mas mata mesmo!E infelizmente não mata apenas quem fuma. Sei de uma senhora cujo marido fumou toda a vida mas quem morreu de neoplasia do pulmão foi ela. Ele ainda por aí anda a fazer das suas, que é como quem diz a contribuir para a morte de mais pessoas...

2. Esta lei não proíbe ninguém de fumar. Só proíbe que fumem perto de quem não fume. E quem não fuma tem direito a opção, certo? Senão vejamos...a lei do aborto está em vigor e nem por isso eu sou obrigada a abortar! Portanto...será que o estado não tem a obrigação de nos proteger, enquanto não fumadores?!

3. Caros fumadores: quer concordem com lei, quer não concordem, façam o favor de a cumprir. E ainda vos digo mais: façam tudo ao vosso alcance para deixarem de fumar. Poucas coisas que impressionaram mais do que ver doentes a respirar por botijas de oxigénio ou a jorrarem sangue pela boca, vindo do pulmão, claro...

4. Como sempre acontece em Portugal esta lei começou num clima de pouca convicção e contestação. Mas não é de estranhar...isto é o que acontece sempre que alguém tenta fazer algo acertado e em pról do bem-estar geral!

5. Venham mais posts polémicos! Da discussão nasce a luz!