domingo, 3 de fevereiro de 2008

OPINIÃO PÚBLICA



Caros amigos e amigas: após visionarem este vídeo fabuloso, que é mais uma obra-prima deste mestre da crítica social que é o nosso Ricardo Araújo Pereira, façam o favor de opinar. Como disse aquando do nascimento deste blog: vale tudo menos tirar olhos! ;)

Vou abrir o debate... Ora bem, no dia em que mais uma criança nasceu na ambulância a caminho do hospital, achei (axei?! lol) por bem comentar esta situação. Sendo eu um projecto de futura médica a curto prazo, sinto-me particularmente incomodada com este acontecimento.

Não me parece bem que alguns dos nossos recém-nascidos comecem a vida numa ambulância, aos pulos e solavancos, sem direito aos cuidados básicos de saúde! Enquanto isso, outros têm direito a nascer em maternidades, com conforto e cuidados maternos e pediátricos adequados. Até há bem pouco tempo éramos, e calculo que ainda o sejamos, o País da UE com taxa de mortalidade infantil mais baixa! Sim pessoal, os tugas são bons em algumas coisas! Para quê mudar o que está bem?

Depois, temos ainda a questão dos doentes mal triados e dos tempos de espera inadequados. A triagem de Manchester funciona muito bem, quando é bem feita. Para quem não sabe, consiste em atribuir uma pulseira de cores a cada pessoa de acordo com a gravidade do quadro clínico. Quanto mais grave, menor o tempo de espera. Na minha opinião esta triagem deveria ser feita por médicos e não por enfermeiros, como é feita actualmente, para diminuir as hipóteses de erro. Não quero com isto dizer que os médicos não errem. É claro que erram, como qualquer ser humano...

O ministro Correia de Campos já foi afastado. E quanto a mim, muito bem. Acredito que hajam outras formas de reformar a saúde e poupar dinheiro. Não é fechando urgências e maternidades, deixando velhinhos, mães e crianças mais longe da saúde, que vamos poupar. Podemos poupar dinheiro mas vamos pagar um preço muito alto e irrecuperável: vidas!

Caros políticos: poupem em carros de ministros, em cimeiras da treta, que não estão ao nosso alcance económico, e em estádios de futebol!


3 comentários:

Joe Felizardo disse...

Realmente este tipo e brilhante, faz me rir!

Simpatizo com as populacoes e todos os que se insurgem contra o fecho dos servicos.
Mas! gostava de ter mais informacao. saber como funcionam as coisas noutros paises.
Por exemplo:
- Qts quilometros andam em media os doentes da europa do norte e do sul?
- Qts centros de saude, medicos ect. ha noutros paises por habitante..
- Quais os tempos de espera nas urgencias..
- quanto dinheiro se gasta..

Penso que so atraves de uma analise comparativa se pode fazer uma critica justa.

Simplesmente dizer que fechar é mau, pq as pessoas perdem qualidade de vida, embora seja inteiramente verdade penso q nao e suficiente.

Dito isto, e pondo a hipotese que fechar os servicos e a solucao certa. Penso que devem ser encontradas solucoes para que a qualidade de vida destas e de outras populacoes melhor.

Summer disse...

Eu concordo contigo! Não penso que seja mau fechar algumas instituições mas penso que isso deveria ser feito de forma racional e sensata, o que não tem acontecido...

Para qur obtenhas respostas para as tuas questões, deixo uma sugestão: toma um (ou 2)actifed, espera um pouco e depois vai às urgências aí in England... ih ih ih Ah!, e quando chegares a casa, conta-nos como foi! ;)

Joe Felizardo disse...

Bom sem ter tomado actifeds ja tenho uns numeros..
La esta como eu esperava portugal esta ao nivel dos seus comapnheiros da europa do sul (espanha, italia..) Em 2004 tinhamos 1.99 hospitais por cada 100 000 habitantes os espanhois 1.76 e os italianos 2.23.Ja a filandia tem 7.8. Nos temos bastante centros de saude 22 por cada 100 000 mais do que a filandia por exemplo.

O gasto em saude em % do pib esta ao nivel da franca alemanha e filandia.

O numero de medicos é que é bastante inferior quase metade dos outros paises 55 por cada 100 000. passa se o mesmo em relacao as enfermeiras 21..

Portanto se estes numeros tiverem bem. basicamente estamos ao nivel da espanha e de italia em infraestruturas mas mt abaixo destes paises em numeros de pessoal..

Para mais dados estatistico european health...