domingo, 3 de fevereiro de 2008

Explicacao da crise subprime..

Ai vai uma tentativa de explicao sobre o subprime. Espero que isto ajude a perceber mais um bocadito! Se quiserem mais e melhores explicações vão ao Google ahah.

Ideia de um processo de emprestimo?
1- O interessado vai ao banco pede o empréstimo
2- O banco vê se o cliente tem capacidade para pagar. E diz lhe as condições em que empresta juros, comissões ect...
3- Os empréstimos ficam classificados por probabilidade de não pagar

Agora os bancos gostam de uma coisa chamada diversificar risco, que significa basicamente venderem uma parte dos empréstimos duvidosos a outros bancos.

Como vender empréstimos:
1-) Eu empresto 120 a mts clientes (uns são profs, outros vendem cachorros a porta das discos…) eles vão me pagar tudo daqui a um ano
2-) Junto 10 desses empréstimos que me vão gerar um total de 1200 no final do ano. E agora faz de conta que em vez de 10 empréstimos separados já só tenho 1 empréstimo grande. (Pensem nisto como se fosse uma empresa. Tenho uma empresa que me pode dar 1200 daqui a um ano.)
3-) Pego nesse empréstimo grande e peço a uma empresa de rating para ver qual é o risco de não receber o dinheiro. Essa empresa diz: “emprestaste a uns quantos vendedores de cachorros tens 2 ou 3 profs tens 1 politico” o risco de não receberes os 1200 é “médio”
4) Eu todo contente chego ao pé de outro banco e digo queres receber 1200 daqui a um ano com risco médio?
Banco - Quanto é que isso me custa??
Eu - Custa te 900!
Banco – Optimo negocio fechado (se isto correr bem recebo mais 33% do valor que paguei)

5) Agora estes negócios de revenda continuam e basicamente ninguém sabe quem é que tem os maus pagadores, apenas sabem que o risco é médio.
Nota normalmente tamos se a falar de valores de empréstimos na ordem milhoes ou biliões.

Os bancos que emprestam dinheiro inicialmente não se importam de emprestar dinheiro a gente que não vai pagar, visto que conseguem vender esses empréstimos merdosos a outros bancos.

Resumindo os bancos compraram e venderam coisas (empréstimos) cujo o risco de não valerem nada era muito alto. Quando o desemprego começa a aumentar e as taxas de juro a subirem aumenta o numero de pessoas que não conseguem pagar os empréstimos. É neste momento que os bancos que andaram nos negócios das revendas se apercebem que podem ter comprado muitos empréstimos que valem 0. Ou seja vão perder mt dinheiro!!!

Sim e a verdade é que muitos perderam biliões nestes negócios!

1 comentário:

Summer disse...

Conhecimentos em processamento...obrigado! :)